Escolha a cor certa para a virada: dicas de roupas para o Ano Novo

Foto ilustrativa: Pixabay free download.

O dilema sobre como usar as cores para a virada continua na mente de muitos. A escolha vai além do estilo: cada cor carrega um significado especial para atrair diferentes energias no ano que começa.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Moda (IBModa), o branco continua o mais escolhido no réveillon no Brasil, representa paz e renovação. No entanto, núcleos, como dourado, prata e tons pastéis, ganham espaço, refletem tendências globais e desejos específicos.

Segundo a professora do Curso de Design de Moda da Estácio, Ana Carolina de Santana, a procura pela cor ideal para passar a virada é tradição entre os brasileiros. “A cor que escolhemos reflete nossos desejos para o ano seguinte. É uma forma de expressar intenções por meio da moda, que vai além da estética”, explica.

Os significados são universais: branco para pureza, amarelo para alegria e prosperidade, vermelho ou rosa para atrair o amor desejado, verde para saúde e azul para tranquilidade e saúde mental. “Vale lembrar que a escolha das cores não precisa ser limitada a uma única peça. Acessórios são uma ótima forma de combinar tendências e simbolismos. Por exemplo, roupas brancas podem ser complementadas com acessórios coloridos, como contas e miçangas, que estão em alta”, acrescenta a professora.

Além das cores tradicionais, as tendências de moda para 2025 trazem novidades que prometem marcar presença na virada. O Instituto Pantone, referência mundial em cores, elegeu o Mocha Mousse como a cor de 2025. Trata-se de um tom marrom terroso, que representa aconchego, acolhimento e conforto. “Os tons terrosos, como marrom e bege, vêm com força nesta temporada, oferecem sofisticação e conexão com a natureza, alinhada ao clima de renovação do Ano Novo”, destaca Ana Carolina.

Os tons pasteis gelados também são apostas certeiras para a virada, especialmente o verde-menta, o amarelo-manteiga e o azul-céu. “São perfeitos para quem deseja um look leve e fresco, para combinar com o verão brasileiro e com o simbolismo de tranquilidade e harmonia”, sugere a professora.

Personalize o visual

A professora ainda discorre sobre a possibilidade de inserir acessórios para deixar o look mais divertido. “Você pode brincar com acessórios para trazer outras cores. Por exemplo, se o vestido for branco, um colar ou pulseira vermelha pode adicionar um toque de paixão ao visual”, indica. Além disso, estampas como o animal print que sempre estão em alta e são as protagonistas da moda do verão, trazem ousadia e estilo para quem busca um look mais marcante.

Os lenços são um dos acessórios-chave para 2025, com inspiração nos anos 1970 e 1990, trazem um toque de nostalgia e conexão com o que é natural e artesanal. Eles podem ser usados de diversas formas para compor o look da virada. “Os lenços na cintura, usados como cintos, são um detalhe prático e estiloso, principalmente com vestidos ou peças de alfaiataria em tons neutros. Já a sobreposição de lenços em blusas ou como acessórios para o cabelo adiciona personalidade ao visual, com um ar despojado e sofisticado ao mesmo tempo”, recomenda.

Independentemente da cor escolhida, Ana Carolina destaca que o mais importante é sentir-se bem e confortável. “A moda é sobre se expressar. A virada do ano é um momento especial, a roupa deve refletir a sua identidade e os seus desejos para o futuro. O importante é escolher peças que tragam confiança e leveza para começar o novo ciclo da melhor maneira possível”, finaliza.

Estácio

A Estácio lidera o caminho da inovação educacional no Brasil, com o compromisso de promover as habilidades e as competências necessárias para o êxito profissional e o crescimento pessoal de seus 700 mil alunos. Com 54 anos de experiência acadêmica, a instituição oferece serviços em cursos técnicos, de graduação e de extensão, pós-graduação, MBA, mestrado e doutorado, além de opções em cursos livres de aperfeiçoamento profissional.

A aposta é em tecnologia e inovação como diferenciais para aprimorar o aprendizado e possibilitar o acesso democratizado ao ensino. Presente em unidades de ensino em 25 estados e no Distrito Federal e em mais de dois mil polos de educação a distância em todo o país, a Estácio, com sólido e atuante programa de responsabilidade social do setor educacional, apoia iniciativas nas áreas de educação, cultura, esporte e cidadania. Saiba mais em estacio.br.

Fonte: Andrei Santana Silva andrei.santana@approach.com.br (reeditado)

Compartilhe