Como garantir autonomia e protagonismo para estudantes autistas

Programa - Atendimento Educacional Especializado (AEE), do Instituto Jô Clemente (IJC), ajuda a capacitar crianças e jovens a conquistarem independência na sociedade. (Foto: Divulgação)

A educação, embora um direito humano fundamental, ainda enfrenta desafios em todo o mundo, especialmente no que diz respeito à inclusão. No Brasil, a Lei Brasileira de Inclusão (LBI), de 2.015, garante o direito à educação para todos. No entanto, a adoção de práticas pedagógicas inclusivas e a oferta de suporte adequado aos estudantes com Deficiência Intelectual e Transtorno do Espectro Autista (TEA) são essenciais para garantir autonomia e protagonismo.

A Educação Inclusiva é a base para que portadores de autismo possam construir um futuro com mais autonomia e participação ativa na sociedade.

Comprometido com essa causa, o Instituto Jô Clemente (IJC) oferece programas que contribuem para o desenvolvimento de estudantes autistas, com o Atendimento Educacional Especializado (AEE). Esse serviço disponibiliza suporte individualizado, recursos de acessibilidade e estratégias pedagógicas que eliminam barreiras e ampliam as possibilidades de aprendizado.

A educação vai além do simples aprendizado, é o passaporte para a construção de um futuro com autonomia e reconhecimento. “Quando investimos na Educação Inclusiva, estamos abrindo portas para que essas pessoas tenham mais oportunidades e sejam protagonistas de suas próprias histórias”, afirma Márcia Regina Marolo, diretora educacional do IJC.

Desde 2.009, o AEE é um programa do IJC direcionado a crianças e adolescentes de 4 a 17 anos no contraturno escolar. Em 2.023, ele foi reconhecido internacionalmente com o Prêmio Zero Project Call Nominations, que destaca iniciativas inovadoras na inclusão de pessoas com deficiência.

O AEE é um exemplo de como a Educação Inclusiva pode transformar vidas, oferecendo suporte individualizado e recursos que promovam o desenvolvimento de habilidades e competências essenciais para a vida pessoal e profissional, completa Márcia.

Além do Atendimento Educacional Especializado (AEE), o Instituto Jô Clemente (IJC) desenvolve outras iniciativas para promover a inclusão e a autonomia de autistas na sociedade, como o programa Iniciação ao Mundo do Trabalho (IMT), realizado em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (SME). O IMT prepara jovens a partir dos 18 anos para iniciação ao mundo do trabalho, promovendo autonomia e auxiliando nas habilidades e competências.

Reconhecendo a importância de disseminar conhecimento, o IJC também oferece consultoria em Educação Inclusiva. Compartilhando experiências e orientações com educadores e instituições que buscam aprimorar as práticas pedagógicas.

Além disso, para ampliar o acesso à informação e promover o desenvolvimento da Educação Inclusiva, o IJC disponibiliza uma página que reúne conteúdos essenciais sobre o tema e seus projetos.

IJC

O Instituto Jô Clemente é uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos que há mais de 63 anos promove saúde, qualidade de vida e inclusão para pessoas com Deficiência Intelectual, Transtorno do Espectro Autista (TEA) e doenças raras.

O IJC apoia a defesa de direitos das pessoas com deficiência, dissemina conhecimento por meio de pesquisas científicas e inovação, fomenta a educação inclusiva e a inclusão profissional, além de oferecer assessoria jurídica às famílias das pessoas que atende.

Pioneiro no ‘Teste do Pezinho’ no Brasil e credenciado pelo Ministério da Saúde como Serviço de Referência em Triagem Neonatal, o laboratório do IJC é o maior do Brasil em número de exames realizados.

O Instituto Jô Clemente (IJC) também é um centro de referência no tratamento de doenças detectadas no ‘Teste do Pezinho’, como a Fenilcetonúria, Deficiência de Biotinidase e o Hipotireoidismo Congênito.

Para mais informações, entre em contato pelo telefone (11) 5080-7000, ou visite o site do IJC (ijc.org.br), o primeiro do Brasil 100% acessível e com linguagem simples.

Fonte: sarah.abrao@cdicom.com.br/CDI Comunicação

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