Com alta no preço de material escolar, varejo on-line é opção com descontos e vantagens

Eduardo Esparza - VP General Manager da Tenerity Ibéria e Brasil. (Foto: Divulgação)

Varejo redireciona seus esforços para um segmento específico que desponta em janeiro: material escolar. Esse momento é especialmente desafiador para pais e responsáveis, que enfrentam a necessidade de equilibrar o orçamento familiar enquanto buscam itens necessários para o ano de estudos. As compras on-line emergem como aliada fundamental, além de proporcionar praticidade e a possibilidade de economizar por meio de descontos e vantagens exclusivas.

Este ano, de acordo com o IBGE, calcula-se aumento entre 5% e 9% nos preços, em relação ao ano passado, impulsionados por itens cuja precificação depende da cotação do dólar, como tinta, papel e outros insumos importados.

Para Eduardo Esparza, VP General Manager da Tenerity Ibéria e Brasil, “o cenário requer atenção redobrada dos consumidores e disposição para buscar opções”. Dados do Instituto Locomotiva e QuestionPro mostram que os gastos com esses produtos representaram impacto de 85% do orçamento das famílias brasileiras em 2024, com movimento de R$ 49,3 bilhões.

Com essa tendência de aumento, os consumidores devem pesquisar novas possibilidades de compras e buscar ofertas com descontos e vantagens para economizar. Utilizar aplicativos de comparação de preços podem facilitar essa tarefa. Promoções que incluem o frete grátis também podem resultar em economia significativa ao final do mês, diz Eduardo Esparza.

Ainda, segundo o executivo, “o varejo on-line desponta como alternativa para economizar. Muitas lojas virtuais já oferecem programas de benefícios que podem acumular pontos, cashback e outras vantagens que podem reduzir o impacto no orçamento como um todo”.

Versatilidade e presença on-line

Para varejistas, o desafio está em se adaptar às mudanças no comportamento do consumidor. Neste sentido, o executivo destaca a importância de estratégias omnichannel e no uso do retail media. “O consumidor que inicia sua experiência de compra em uma loja física deve ter a mesma facilidade e qualidade de interação em canais digitais. “Trata-se de momento oportuno para atrair o cliente e criar um relacionamento duradouro com o público”, avalia.

Recomendações aos varejistas

•    Manter presença em canais digitais, como redes sociais, aplicativos de mensagens e outras plataformas, para se conectar com os consumidores.

•    Investir em retail media, uma forma de propaganda digital para posicionar a marca e o produto em espaços estratégicos no meio on-line, maximizando visibilidade, conversão e melhorando a experiência do cliente ao mesmo tempo.

•    Integrar ações de marketing, publicidade e programas de benefícios, garantindo um atrativo contínuo.

•    Fazer pesquisas de mercado para compreender o comportamento de compra do consumidor e personalizar a experiência de compra.

A Tenerity é uma multinacional americana com sede em Stamford, especializada em Customer Engagement, que vem aprimorando o valor das relações que as marcas têm com seus clientes há pelo menos 50 anos. Atualmente, presente em 15 países, como França, Espanha, Reino Unido e Brasil.

Especialista em aumento de retenção e geração de receita incremental, a Tenerity ajuda os seus clientes e-commerces de todos os setores ao redor do mundo, com uma solução inovadora e gratuita a construir relações mais fortes e rentáveis com seus clientes.

Desde 2012 no Brasil, permite aos e-commerces rentabilizarem e melhorarem suas propostas de valor por meio da receita extra gerada por meio da monetização da página de confirmação com uma solução de Retail Media.

Fonte: CDI Comunicação/Diego Andrade/André Guerra/Jorge Valério.

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