O chamado ‘Disque-árvore’ incentiva moradores ao plantio nas próprias cidades. O serviço é gratuito e pode ser solicitado por canais oficiais das prefeituras. Entre os objetivos, melhorar a arborização e estimular a preservação ambiental.
A iniciativa assumida por secretarias municipais de meio ambiente e sustentabilidade é simples. Por meio de um canal oficial, o morador pode solicitar a uma equipe da prefeitura que plante uma muda de árvore – próximo ou até mesmo em frente à sua residência.
Tanta facilidade e praticidade são intencionais. Ao mirar um processo simples e de poucas etapas, os disque-árvores adotados por municípios brasileiros acertam no estímulo aos cidadãos em tornar as áreas urbanas mais verdes.
A necessidade é cada vez mais sentida à medida que as ondas de calor estão mais frequentes no País. No entanto, com uma ligação ou uma mensagem de texto, os moradores de algumas cidades brasileiras podem ajudar a aliviar o problema que impacta na qualidade de vida.
O passo-a-passo é basicamente o mesmo e inclui apenas um contato. Em Goiânia, por exemplo, basta escrever para o número oficial de WhatsApp da Prefeitura e solicitar o plantio gratuito de mudas nativas em calçadas ou em residências.
O cidadão só precisa enviar dados pessoais e fotos de sua calçada para que técnicos da Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma) avaliem as condições do local e a melhor variedade a ser plantada. A entrega, claro, é por conta do município. O processo é igual ao adotado por Salvador (BA) e algumas cidades de São Paulo, como Botucatu, Cerquilho e Ibirarema.
Interessados em conferir se alguma outra cidade conta com o disque-árvore, entrem em contato com as secretarias municipais ou acessem os sites das prefeituras.
Disque-árvore – Em Goiânia, sucesso desde o lançamento. (Foto: Divulgação/Amma-GO)
Fonte: Catarina Carvalho/terra.com.br