Pinho: atacante, técnico, gerente de futebol

Pinho – Trajetória recheada de conquistas no futebol. (Foto: Arquivo)

Além do trabalho árduo da diretoria, da comissão técnica, dos atletas e o apoio da torcida, da cidade e de empresários, uma personagem de muita experiência, com vários acessos como treinador, coloca em prática seu trabalho agora na Associação Atlética Internacional de Bebedouro, tradicional clube de futebol, fundado em 1.906.

Ele exerce atualmente o cargo de gerente de futebol. Trata-se de Olímpio Batista Ferreira Júnior, popular Pinho, com carreira brilhante, vários acessos e currículo invejável. Nesta nova função, acumula passagens por Mirassol, Barretos e Taquaritinga, respectivamente.

Como atleta

Como atacante, Pinho iniciou sua trajetória no futebol na Ferroviária de Araraquara. Em seguida, vestiu a camisa da Inter de Bebedouro. Por conta de uma lesão no joelho, teve a carreira encerrada em 1.979. Atuou ainda no Juventus-SP, São Bento de Sorocaba, Olaria-RJ, Taquaritinga, Flamengo-RJ, Operário-MS, Corinthians de Presidente Prudente, Catanduvense, Andradina, Velo Clube Rioclarense, Mirassol e Novorizontino, clube onde iniciou  como treinador.

Dentro das quatro linhas, Pinho conquistou três títulos: Campeonato Paulista da  Série A-3, com o Taquaritinga, em 1.964; Taça Guanabara, com o Flamengo-RJ, em 1.970, além do Troféu “Paulo Machado de Carvalho”, com o Juventus de São Paulo, no ano de 1.971.

Como técnico

Como treinador, dirigiu dezenas de clubes, de 1.979 a 2.019, entre eles, Santo André, Grêmio Maringá, Tuna Luso-PA, Comercial de Ribeirão, Rio Preto, Catanduva, Trindade-GO. No total, 53 clubes. Foram dez campeonatos e sete acessos de times que ele comandou. Teve brilhante passagem pelo Sampaio Corrêa-MA, com a conquista do Campeonato Brasileiro da Série C, em 1.997, e, também naquele ano, com a mesma equipe, o Campeonato Maranhense.

Na Segundona Paulista de 2.024, a Inter de Bebedouro, conhecida como Lobo Vermelho, comandada por Roberval Davino, lidera o Grupo 6, com nove pontos. Seu próximo compromisso será novamente perante sua torcida, neste sábado (27/7), às 16h, no Estádio “Sócrates Stamato”, contra o ECUS (Suzano).

Fonte: Oscar Silva/Futebol Interior (reeditado).

Compartilhe