A Orplana (Organização das Associações de Produtores de Cana-de-Açúcar do Brasil) já se movimenta para o Cana Summit, inicialmente, com dados e informações para compreender a realidade do produtor e discutir as oportunidades e os desafios que o setor enfrenta.
Hora de alinhar pautas e estratégias para a 2ª edição do evento, marcado para os dias 2 e 3 de abril, em Brasília (DF).
O presidente da Orplana, Gustavo Rattes, diz que o objetivo é repetir os bons resultados da primeira edição do Cana Summit, com foco e estratégia voltados para a defesa dos produtores de cana.
Entre as cooperativas que devem marcar presença, estão Comigo, Coplana, Copercana, Coopercitrus (com sede em Bebedouro) e Coplacana. Intenção é ouvir das cooperativas quais os seus desafios, as suas dores e as necessidades, para melhorar o cenário geral dos produtores de cana”, destaca o CEO da Orplana, José Guilherme Nogueira.
Constam dos desafios para os próximos dois anos, a necessidade de pesquisas efetivas voltadas para o controle de pragas e doenças, discussões relacionadas à alta dos juros, prevenção e combate a incêndios, estudos sobre manejo e novas variedades de cana, uso de tecnologias e custos e acesso a créditos, além da necessidade de mão-de-obra técnica e qualificada. A implementação de pacotes tecnológicos e os desafios da sucessão também são outras questões e desafios apontados pelas cooperativas.
Próxima edição
Com o objetivo de envolver todos os elos da cadeia produtiva, o Cana Summit 2025, portanto, abordará temas relevantes para o futuro da produção de cana-de-açúcar e do setor sucroenergético, principalmente políticas públicas, perspectivas de crescimento e os desafios do setor.
Nos últimos anos, o setor tem mostrado pujança crescente, especialmente com o aumento da demanda por fontes de energia limpa e renovável. A cana-de-açúcar se destaca como um dos pilares fundamentais dessa transição energética global, devido ao seu vasto potencial para gerar bioeletricidade e biocombustíveis.
Fonte: Orplana gabriela@phideias.com.br/Phábrica de Ideias – Assessoria de Comunicação (reeditado).