INSS emite alerta oficial para segurados em 2025

(Foto: Divulgação)

O INSS, mais uma vez, alerta sobre o aumento de fraudes e de informações falsas relacionadas aos seus serviços. Muitos têm recebido mensagens por e-mail e redes sociais solicitando dados pessoais e prometendo agilizar processos ou garantir benefícios.

Ao utilizar canais não oficiais, como e-mails e redes sociais, para solicitar serviços ou informações do INSS, você corre o risco de perder seus dados pessoais: informações sensíveis como CPF, senha e dados bancários podem ser utilizadas para fins ilícitos.

Não ter seu pedido atendido: solicitações feitas por canais não oficiais não são protocoladas e, portanto, não são processadas pelo INSS.

Ser vítima de golpes: hackers podem utilizar seus dados para cometer fraudes.

Além disso, o INSS também alerta para a disseminação de informações falsas sobre concursos públicos. Atualmente, não há previsão para a abertura de um novo concurso. O Instituto recomenda que os interessados em participar de concursos públicos busquem informações apenas em sites oficiais e editais publicados.

São dois canais oficiais

Meu INSS: por meio do aplicativo ou site, você pode realizar diversas operações, como consultar extratos, acompanhar processos, enviar documentos e agendar serviços.

Central 135: o telefone está disponível de segunda a sábado, das 7h às 22h, para tirar dúvidas e solicitar informações.

Caso o INSS solicite algum documento ou informação complementar para a análise do seu benefício, você deve seguir os seguintes passos: verifique a autenticidade da solicitação: certifique-se de que a solicitação é proveniente de um canal oficial do INSS; junte a documentação: prepare os documentos solicitados de acordo com as orientações do INSS; envie a documentação por meio do Meu INSS ou agende atendimento presencial em uma agência do órgão.

Fonte: Yasmin Souza/Eduarda Andrade/terra.com.br

Compartilhe