Focos de incêndio seguem ativos

Fogo em Morro Agudo - Destruída área equivalente a 6,3 mil gramados nas dimensões de estádios utilizados no Campeonato Brasileiro. (Foto: Marcelo Moraes/EPTV)

De acordo com a Defesa Civil, municípios de São Paulo ainda registram focos ativos de incêndio, cinco deles nas regiões de Franca e Ribeirão Preto e dois na de São José do Rio Preto.

Na microrregião de Bebedouro, destruída área equivalente a 6,3 mil campos de futebol em Morro Agudo. Embora controlado, por conta do calor, as chamas têm voltado. Em uma semana, chamas destruíram 4,5 mil hectares de canaviais e áreas de preservação no município, um dos maiores territórios do Estado de São Paulo.

A cidade é uma das que mais sofreram com a recente onda de queimadas que se propagaram pelo interior desde o dia 22 e que levaram a bloqueios em estradas, evacuações de casas, mortes e transtornos à saúde pública, com o acúmulo de fumaça nas áreas urbanas. Isso, sem contar as perdas já registradas pela agricultura e por centros de pesquisa.

Segundo a Defesa Civil, em Morro Agudo dos 4,5 mil hectares queimados, quase 3 mil são de lavouras e 1,5 mil são de áreas de preservação permanente. É o equivalente a 6,3 mil gramados nas dimensões de estádios utilizados no Campeonato Brasileiro.

O Instituto Agronômico (IAC), em Ribeirão Preto, confirmou que 70% da área destinada a pesquisas sobre o plantio de cana-de-açúcar foram consumidos pelas chamas, o que equivale a 110 hectares.

Fonte: g1 Ribeirão Preto e Franca.

Compartilhe