Após 104 anos, pela primeira vez desde sua fundação, o Monte Azul disputará um campeonato nacional em 2.025. Ao eliminar o União São João e garantir vaga na grande final da Copa Paulista, o Azulão tem mais um grande motivo para comemorar, além da possibilidade de adicionar mais uma taça à sua galeria de troféus.
No torneio estadual, os finalistas têm o direito de escolher entre a participação na Série D do Brasileiro ou na Copa do Brasil. Portanto, mesmo que o Monte Azul não conquiste o título contra a Votuporanguense, o clube já atingiu uma marca histórica para a instituição.
A tendência é que, caso o Monte Azul seja campeão, a escolha será pela participação na Série D do ano que vem. O clube tem três títulos oficiais, todos dentro do Estado de São Paulo: duas conquistas da 2ª Divisão (atual Série A-4) em 1.994 e 2.004 e uma – a maior delas – da Série A-2 do Campeonato Paulista em 2.009.
Mas até o momento, apesar de uma história longeva, o Azulão nem sequer participou de um campeonato de caráter nacional. E, após uma longa espera, isso mudará na próxima temporada, independentemente do resultado da final da Copa Paulista.
O adversário do Azulão na briga pelo título do torneio estadual será a Votuporanguense, que na outra semifinal, eliminou a Portuguesa. A decisão começa no próximo fim de semana, porém, com datas e horários das partidas ainda não definidos pela Federação Paulista.
Com a melhor campanha entre os finalistas, o Monte Azul fará o jogo da volta em casa, diante de seu torcedor.
Fonte: Futebol Interior.