Fora alguns declínios cognitivos esperados, certas habilidades mentais podem até melhorar com o tempo. Avalie se está financeira e/ou emocionalmente pronto para se aposentar. Que tal adquirir novas habilidades – desde atuar com inteligência artificial até criar estratégias de marketing e mídias sociais!? Aumente sua confiança e resiliência mental.
Embora ocorram alguns declínios normais relacionados à idade na velocidade de pensamento e atenção, as habilidades de tomada de decisão e raciocínio abstrato podem, na verdade, melhorar com a idade, de acordo com pesquisas do Instituto Nacional sobre Envelhecimento e do Columbia University Irving Medical Center (CUIMC).
Todos têm algo em comum: querem manter a mente afiada. Felizmente, o cérebro é adaptável. Especialistas dizem que alguns hábitos diários podem contribuir para a resiliência cognitiva na velhice.
O sono é crítico para a saúde de todos, mas é especialmente importante para o cérebro envelhecido. Distúrbios do sono estão associados ao comprometimento cognitivo e à diminuição da função física, diz Marie-Pierre St-Onge, PhD, diretora do Centro de Excelência para Pesquisa do Sono e Circadiana do Cuimc.
Embora sete a nove horas de sono por noite seja o padrão-ouro, pelo menos um terço dos adultos mais velhos não atendem ao mínimo, de acordo com estudo publicado na BMC Public Health. Especialistas recomendam manter um horário regular para dormir e despertar, com uma rotina noturna que inclua limitar o tempo de tela e envolver-se em uma atividade calmante, além de quaisquer outras intervenções recomendadas pelo médico.
Pesquisas também têm destacado há muito tempo o papel do exercício na proteção da função cerebral vital. O movimento ajuda a combater a contração relacionada à idade do hipocampo cerebral, responsável pela memória.
Não é preciso muita atividade para ver resultados positivos: estudo publicado no Journal of Epidemiology and Community Health descobre que até mesmo 10 minutos diários de movimento moderado a vigoroso, como caminhar rapidamente, andar de bicicleta ou fazer trilhas, podem melhorar o processamento mental, como planejar e completar tarefas de forma eficiente. O exercício também ajuda a reduzir problemas de sono, como insônia.
Manter amizades e relacionamentos sólidos pode parecer contraditório com o trabalho e os deveres de cuidado. No entanto, tomar um café com um colega, fazer trabalho voluntário em sua comunidade ou organizar um jantar em família ajudará a manter o cérebro estimulado.
Além disso, socializar, especialmente entre gerações diferentes, expande as perspectivas, o que revigora a mente à medida que se consideram novas formas de pensar, explica Tara Swart, principal neurocientista e autora de The Source: Open Your Mind. Change Your Life.
Ao longo da vida
O cérebro continua se desenvolvendo bem na velhice. Mas estagna quando não há envolvimento com atividades que exigem muita atenção. Não é preciso fazer algo tão intenso para colher os benefícios.
Aprender um novo idioma, ou um instrumento musical, é tão difícil que força seu cérebro a mudar, fortalecendo o funcionamento executivo e a capacidade de regular emoções e de resolver problemas complexos.
Até mesmo, desfrutar passivamente das artes pode servir como impulso cerebral. O novo campo da neuroestética sugere que, desde ouvir uma ópera até assistir a um balé ou observar uma pintura, pode melhorar a atenção e, em última análise, prolongar o tempo de vida de alguém.
Pesquisas da Harvard T.H. Chan School of Public Health descobrem que os que têm uma visão positiva do envelhecimento tendem a viver mais e a terem melhor saúde física e cognitiva.
Maddy Dychtwald, autora de Ageless Aging, diz que há uma série de aspectos positivos que acompanham a escalada da escada cronológica, como sabedoria e autoaceitação.
Hábitos como dormir bem, fazer exercícios e pensar positivamente podem ajudar a reduzir o estresse e a depressão, o que, por sua vez, pode aprimorar o desempenho cognitivo.
Então, encontre sua paixão e permaneça engajado pelo tempo que puder, porque é isso que realmente faz você se sentir vivo.
Fonte: Alexa Mikhail/terra.com.br
Foto: Pixabay free download