A reformulação da avaliação dos cursos que formam professores no Brasil, por meio do ‘Enade das Licenciaturas’, tem o Inep encarregado de aplicar o novo formato da prova já na edição de 2.024.
O objetivo é aperfeiçoar os processos avaliativos dos cursos de formação docente. Nesse contexto, as principais mudanças dizem respeito às matrizes de referência e ao formato das provas, que passarão a ter maior foco na avaliação das competências docentes do que nos conteúdos disciplinares de cada curso.
Além de um novo modelo de itens, o exame contará com a avaliação das competências e habilidades práticas docentes desenvolvidas por estudantes em estágios supervisionados obrigatórios. A estimativa é de que mais de 370 mil alunos, distribuídos por todas as unidades da Federação, participem do Enade 2.024. O exame será aplicado a cursos de pedagogia e de licenciatura em 16 áreas de conhecimento diferentes.
A nova prova é criada em meio à maior atenção que o ministro da Educação, Camilo Santana, tem dado à formação de professores e a questionamentos com relação à qualidade da formação de docentes no País.
Segundo o MEC, os cursos de formação para professores terão de ser oferecidos com 50% de sua carga horária presencial, sem contar a possibilidade de serem feitos por meio da educação a distância (EAD).
A edição de 2.024 avaliará cursos de pedagogia e de licenciatura das áreas de artes visuais, ciências biológicas, ciências sociais, computação, educação física, filosofia, física, geografia, história, letras (inglês), letras (português), letras (português e espanhol), letras (português e inglês), matemática, música e química.
As provas serão constituídas por componente de Formação Geral Docente, comum a todas as licenciaturas, além de componente específico de cada área.
O componente de Formação Geral Docente tem por objetivo evidenciar a compreensão de temas essenciais à prática pedagógica, contextualizados a partir da legislação educacional e da realidade cultural brasileira. Essa parte da prova será composta por 27 questões, todas de múltipla escolha. Já o componente específico de cada curso terá 37 questões – 36 de múltipla escolha e uma discursiva.
A inscrição é obrigatória para todos os estudantes de cursos de licenciatura habilitados à avaliação teórica ou à avaliação prática, vinculados às áreas avaliadas.
Com objetivo de implementar as mudanças necessárias para o enfoque na formação docente, em 2.024, o ciclo avaliativo do Enade contemplará a avaliação apenas dos cursos de licenciatura.
A partir de 2.025, o ciclo obedecerá a seguinte ordem, considerando as áreas gerais da Classificação Internacional Normalizada da Educação Adaptada para Cursos de Graduação e Sequenciais de Formação Específica (Cine Brasil):
Ano I: Educação, artes e humanidades, ciências sociais, jornalismo e informação, negócios, administração e direito.
Ano II: Educação, ciências naturais, matemática e estatística, computação e tecnologias da informação e comunicação, engenharia, produção e construção.
Ano III: Educação, agricultura, silvicultura, pesca e veterinária, saúde e bem-estar, serviços.
O Enade avalia o rendimento dos concluintes dos cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares, o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional, bem como o nível de atualização dos estudantes com relação à realidade brasileira e mundial.
MEC – Cursos de formação para professores terão de ser oferecidos com 50% da sua carga horária presencial. (Foto: Dida Sampaio/Estadão)
Fonte: Isabela Moya/terra.com.br (reeditado).