Os Correios alertam sobre novo golpe contra consumidores que fazem compras pela internet. A porteira Pérola Paloma Batista quase cai no golpe. Estava ansiosa para receber a encomenda que fez pela internet, quando veio a mensagem pelo celular: um aviso de que o pacote estava retido e que aguardava o pagamento de uma taxa para ser liberado.
O namorado dela desconfiou. “Falei: ‘Não envia não, que pode ser golpe’”, conta o encarregado Jean Carlos da Silva. “Eu ignorei a mensagem. Realmente imaginei que minha encomenda estava retida e eu ia fazer um Pix”, diz Pérola.
Os golpistas também mandam avisos com informações detalhadas, como o endereço real de entrega e até o número verdadeiro do pedido feito pela vítima. E até quem não fez compra no exterior tem recebido a tentativa de golpe.
Esse tipo de mensagem vem se espalhando pelo Brasil. Orientação importante é usar a tecnologia para rastrear a encomenda que foi feita. Pelo aplicativo dos Correios, no celular, dá para fazer isso com toda segurança. E no site da empresa também tem alerta contra o golpe. Está em destaque e tem até um vídeo explicando que as mensagens dos golpistas chegam com um link que leva a uma página falsa da empresa para que um pagamento seja feito.
Os Correios afirmaram que, assim que souberam dos golpes, notificaram a Polícia Federal e o Centro de Prevenção, Tratamento e Resposta a Incidentes Cibernéticos do governo, e que, até o momento, não há evidência de violação da base de dados dos Correios.
A Receita Federal explica que o mais importante é conferir a possível taxação a partir da origem da compra. “Se a pessoa fez alguma compra que veio de um site internacional, a gente direciona que eles olhem a página oficial, naturalmente a página oficial dos Correios. Entrando no site oficial, você vai ter um link chamado ‘minhas importações’. Lá dentro, você consegue identificar se realmente há algo a ser pago, tributado pela Receita Federal”, explica Michel Lopes Teodoro, superintendente da Receita Federal em Minas Gerais.
O advogado Paulo Crosara explica que os golpistas estão cometendo crime de estelionato e diz que quem cair no golpe deve entrar em contato com o banco onde tem conta o mais rápido possível. “E acionar um protocolo que chama ‘mecanismo especial de devolução’, que é onde a sua instituição bancária entra em contato com a instituição financeira para onde foi o dinheiro e bloqueia esse valor. Eles têm sete dias para analisar se foi golpe ou não. Se concluírem que foi um PIX suspeito, eles te devolvem esse dinheiro”, afirma o criminalista Paulo Crosara.
Fonte: Jornal Nacional.