Como consultar o saldo do FGTS

(Imagem ilustrativa)

Para consultar qual o saldo de sua conta do FGTS, o trabalhador pode fazer uso der aplicativo, site ou SMS.

O app FGTS está disponível nas lojas de aplicativos dos sistemas operacionais Android (com a Play Store) e iOS (com a App Store). É necessário informar: CPF, nome completo, número de celular, data de nascimento, CEP, e-mail, fornecer uma senha numérica. Depois, basta seguir os passos de verificação de identidade solicitados. Também é importante já cadastrar uma conta bancária no aplicativo para que, mesmo que alguém tente sacar seu dinheiro indevidamente, o recurso vá para sua conta. Para quem já tem cadastro no app, basta fazer o login para acessar.

Dentro do aplicativo, logo na parte superior da página principal aparece a opção “Saldo Total”. Para verificar o saldo, é preciso clicar no botão de olho, onde está escrito “Toque para exibir o saldo”. Logo abaixo, há o quadro “Resumo do Seu FGTS”, em que é possível verificar o extrato completo, pelos pagamentos realizados por todas as empresas em que a pessoa já trabalhou ou ainda trabalha.

A consulta do saldo pelo site de internet banking ou aplicativo da Caixa só está disponível para pessoas com conta no banco. O acesso ao site só é feito por computador.

Para ver o saldo e o extrato, que aparecem na mesma página: acesse a conta pelo site www.caixa.gov.br, clique em “Benefícios e Programas” ou “Serviços ao Cidadão”, clique em “FGTS”, clique em “Extrato do FGTS”, digite os números do PIS e do CPF, insira sua senha. No menu, selecione “FGTS” e, em seguida, “Extrato Completo”. A Caixa oferece a opção de receber mensalmente o extrato do FGTS por mensagens de texto. Para isso, é necessário ter cadastro no aplicativo. Ao entrar no app, no canto inferior direito, clicar em “mais”. A plataforma vai abrir um menu e, então, basta clicar em “SMS”. Nessa área, é preciso fornecer o número de telefone pelo qual o trabalhador quer receber o extrato e concordar com os termos do app. Então, sempre que houver um depósito na conta ou quando valores para saques forem liberados,

Compartilhe