Com produção voltada à sustentabilidade e referência no mercado exterior, o amendoim é de extrema valia para o agronegócio do Brasil. Por isso, a Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural discute a criação de uma data comemorativa para o setor.Jaboticabal, a 45 km de Bebedouro, figura entre os maiores produtores.
A ideia é celebrar o Dia Nacional do Amendoim em 13 de setembro, mês de início do plantio, destaca Alessandra Mota, do Departamento de Relações Institucionais da Associação dos Produtores, Beneficiadores, Exportadores e Industrializadores de Amendoim do Brasil (Abex-BR).
A data também celebra o Dia Internacional do Amendoim. Projeto de lei nesse sentido aguarda o início da tramitação no Congresso Nacional. Esforços em conjunto englobam a cadeia produtiva por meio de várias entidades afins, para promoção e conquistas do setor.
Registrado crescimento de 140% nos últimos 10 anos – e com perspectiva de expansão, tanto na produção quanto na exportação. Para tanto, vale destacar a mecanização da lavoura e o respeito aos conceitos de ESG.
São Paulo é o maior produtor nacional e o principal exportador de amendoim. De acordo com balanço do Instituto de Economia Agrícola (IEA – Apta), em 2.023, o Estado produziu 736 mil toneladas. As principais regiões produtoras são, respectivamente, Tupã (13,6%), Marília (12,7%) e Jaboticabal (12,2%), este município distante 45 km de Bebedouro.
As propriedades nutricionais do amendoim são as responsáveis por tornar esse alimento benéfico para a saúde. O grão é composto principalmente por proteínas, carboidratos, fibras, minerais, vitaminas e gorduras mono e poli-insaturadas. Segundo a Tabela Brasileira de Composição de Alimentos (Taco), em cada 100 gramas de amendoim, há 43,9 g de gorduras totais, 17,2g de gorduras monoinsaturadas, 16,2g de gorduras poli-insaturadas, 27,2g de proteínas, 8g de fibras alimentares, 20,3g de carboidratos e 544 calorias.
Fonte: Assessoria de Imprensa.