Estudantes matriculados em escolas da rede pública estadual paulista podem participar de concurso de redação sobre mudanças climáticas, promovido pelo Governo de São Paulo. O prazo para entregar o texto e fazer as inscrições vai até 4 de outubro (sexta-feira). Os vencedores ganharão notebook, tablet e leitor de e-books.
A iniciativa busca promover a conscientização sobre as mudanças climáticas, incentivando a comunidade escolar a desenvolver projetos e a adotar medidas que contribuam para a redução das emissões de gás carbônico e a preservação do planeta.
O concurso “Adapta Escola SP: Mudanças Climáticas e as Ações das Comunidades Escolares do Estado de São Paulo” destina-se a estudantes do Ensino Fundamental e do Ensino Médio. A competição é dividida em três categorias: Anos Iniciais do Ensino Fundamental (5º ano), Anos Finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano) e Ensino Médio (1ª à 3ª série). Neste contexto, estão inseridos mais de 2,6 milhões de estudantes.
As redações, com abordagens sobre o tema “Mudanças Climáticas”, podem explorar aspectos de mitigação e de adaptação, com diferentes gêneros textuais para cada categoria: alunos do 5º ano do Ensino Fundamental devem produzir o texto seguindo a linha “Você sabia que…”, e os das duas outras categorias (6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e Ensino Médio) têm que criar um texto dissertativo-argumentativo. Essas turmas podem relatar projetos que desenvolveram na própria escola, com envolvimento da comunidade.
As redações devem ser produzidas em equipe, composta por três alunos da unidade escolar, com o acompanhamento de um professor-orientador. Após a entrega das redações, cada escola irá formar uma comissão julgadora e escolher três redações: uma por categoria. Depois, de 7 de outubro a 25 de outubro, cada diretoria de ensino irá escolher três redações: uma por categoria.
Os textos selecionados serão enviados à Seduc, que vai escolher nove redações, três por categoria. Por fim, a Semil classificará esses textos em primeiro, segundo e terceiro lugares.
Os critérios de avaliação da produção textual dos alunos do 5º ano levarão em consideração originalidade, capacidade de comunicação e de argumentação, entendimento do gênero textual proposto, desenvolvimento do tema e qualidade da escrita e normas ortográficas e gramaticais. As redações dos estudantes do 6º ao 9º do Ensino Fundamental e do Ensino Médio serão avaliadas conforme os seguintes critérios: criatividade, relevância, organização do texto, ortografia e gramática.
O resultado será divulgado no dia 22 de novembro no site das secretarias. A premiação será no dia 29 de novembro de 2.024 em local a ser definido. O regulamento completo pode ser consultado na página do Centro de Referência em Educação (CRE) “Mario Covas”: https://www.escoladeformacao.sp.gov.br/portais/Default.aspx?tabid=9390.
Fonte: Thamires Brandao <thamires.brandao@approach.com.br>