Afetados por incêndios florestais, municípios paulistas vão contar com apoio da União para minimizar os impactos. Entre as ações, o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) solicita aeronaves para ajudar no combate às queimadas e no monitoramento das áreas atingidas.
Mobilizadas uma aeronave KC-390 da FAB e três de asa rotativa do Comando de Aviação do Exército, com capacidade para transportar 600 litros de água cada uma.
A aeronave KC-390 está em Ribeirão Preto. Equipada com o Sistema Modular Aerotransportável de Combate a Incêndios, transporta até 12 mil litros de água em cada voo.
Entre os municípios atingidos pelo desastre, estão os seguintes mais próximos de Bebedouro: Monte Azul Paulista, Pitangueiras, Pontal e Sertãozinho.
Assim que as cidades atingidas pelos incêndios obtiverem reconhecimento federal de situação de emergência, o MIDR também poderá liberar recursos para ajudar com ações de assistência humanitária.
Cidades com o reconhecimento federal de situação de emergência ou de estado de calamidade pública podem solicitar ao MIDR recursos para ações de defesa civil. A solicitação deve ser feita por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD).
Com base nas informações enviadas nos planos de trabalho, a equipe técnica da Defesa Civil Nacional avalia as metas e os valores solicitados. Com a aprovação, é publicada portaria no Diário Oficial da União (DOU) com o valor a ser liberado.
Capacitações
A Defesa Civil Nacional oferece uma série de cursos a distância para habilitar e qualificar agentes municipais e estaduais para o uso do S2iD. As capacitações têm como foco os agentes de proteção e defesa civil nas três esferas de governo. Confira no link a lista completa dos cursos.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social/imprensa@mdr.gov.br