A procura por implantes dentários tem crescido significativamente entre pacientes que compõem a Geração Y (30 anos ou mais), os millenials, nascidos entre 1.982 a 1.994. De acordo com pesquisa do IBGE, 8 milhões de brasileiros com mais de 30 anos já utilizam algum tipo de prótese. Esse aumento reflete mudanças importantes no comportamento e nas necessidades desse público, que busca soluções que combinem funcionalidade e estética.
De acordo com Fernanda Oliani Marur, dentista e coordenadora técnica da Oral Sin, muitos desses pacientes já passaram por tratamentos dentários precoces, como restaurações ou tratamentos de canal, que aceleraram a perda de dentes. “Eles não aceitam conviver com falhas dentárias ou recorrer a dispositivos móveis, como próteses removíveis, mais comuns entre pacientes mais velhos. Além disso, há uma conscientização maior sobre a importância de repor dentes para preservar a saúde bucal e a qualidade de vida”, explica a especialista.
Outro fator relevante é o impacto do estilo de vida da Geração Y, marcada por ansiedade e estresse. “Há um aumento de casos de perdas dentárias por trauma, como fraturas decorrentes do hábito de ranger ou apertar os dentes, comportamento associado à hiperconcentração e à rotina agitada desse público,” destaca a dentista.
Entre as principais dúvidas dos pacientes que buscam pelo implante bucal estão a possibilidade de dor, o custo do tratamento, a durabilidade e o resultado estético. Os avanços tecnológicos, como o uso de tomografia computadorizada, scanners intraorais e materiais odontológicos de alta qualidade, têm sido decisivos na escolha pelos implantes. “Esses recursos tornam o processo mais seguro, rápido e eficaz, gerando confiança nos pacientes,” complementa a Fernanda Oliani Marur.
A estética é um dos maiores atrativos para pacientes mais jovens, que buscam não apenas a função mastigatória, mas também um sorriso que contribua para sua autoconfiança e imagem pessoal. “Para essa geração, a ausência de um resultado estético satisfatório pode impactar diretamente o convívio social, familiar e até profissional,” finaliza.
Oral Sin
Fundada em 2.004, em Arapongas (PR), a Oral Sin é a maior rede de franquias de implantes dentários do país e, desde 2.009, atua no segmento de franquias. Atualmente, são mais de 500 unidades distribuídas por todas as regiões brasileiras. Pioneira na adoção de tecnologias digitais ligadas à odontologia, além dos implantes, também oferece atendimento clínico em geral, próteses dentárias, estética dental, ortodontia, toxina botulínica e enxerto ósseo. Atendimento odontológico humanizado e de excelência, acolhimento, respeito, carinho e flexibilidade no pagamento – que promove o melhor custo-benefício do mercado – estão entre seus pilares.
A Oral Sin é uma rede premiada com o Selo de Excelência em Franchising – ABF, o principal prêmio do setor de franquias. Foi eleita uma das Melhores Franquias do Brasil em 2.022 pela revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios e é a 1ª franqueadora do setor odontológico com Certificação Internacional do Sistema de Gestão de Qualidade ISO 9001 2015.
Fonte: DFREIRE Comunicação e Negócios/Ruhama Rocha <ruhama@dfreire.com.br>