Passo fundamental para o sucesso de uma empresa é manter a organização, tendo em vista que é preciso entender todos os processos para conseguir uma boa gestão. O Sebrae-SP oferece algumas dicas para empreendedores que desejam melhorar a organização de seus negócios.
A forma mais correta para organizar uma empresa é dividi-la em áreas, com distribuição das atividades e definição dos responsáveis por cada setor. No universo das pequenas empresas, nem sempre é possível ou necessário criar tantas áreas de atuação, mas algumas são essenciais.
Administrativa – Responsável pela gestão do negócio. Entre suas atividades, verificar se a empresa possui os materiais necessários para operar, se as contas estão pagas e as instalações em conformidade. A principal função da área administrativa é garantir o funcionamento da empresa.
Comercial – Cuida das vendas e da criação de novos negócios. Seu principal objetivo é alcançar as metas necessárias para fazer a empresa crescer. Além disso, esse setor tem um mercado dinâmico, por isso, os responsáveis pela área precisam ficar atentos às inovações.
Operacional – Executa os trabalhos, seja na fabricação de produtos ou na prestação de serviços aos clientes. É importante que os responsáveis tenham domínio técnico do produto ou serviço oferecido pela empresa.
Recursos humanos – É responsável pela gestão de pessoas. É missão do RH garantir o bem-estar dos colaboradores, para que todos consigam trabalhar em condições adequadas. Além disso, verificar se os funcionários são pagos corretamente, se os benefícios estão em dia e por promover ações para melhorar o ambiente profissional.
Manter a empresa organizada é passo fundamental para o crescimento dos negócios. O Sebrae-SP reforça o seu papel de auxiliar os pequenos negócios por meio de cursos, capacitações e consultorias. Para mais dicas de como organizar o seu negócio, acesse o canal do YouTube do Sebrae-SP
Fonte: Maria Eduarda Silva <mariaesp=sebraesp.com.br@imxsnd102.com>