Dicas para saborear doces sem comprometer a saúde bucal

Foto ilustrativa: Pixabay free download.

Com o consumo de doces em alta, a saúde bucal de crianças e de adultos pode ser prejudicada, principalmente com o surgimento de cáries. Dados do Ministério da Saúde apontam que cerca de 12 milhões de brasileiros procuram dentistas anualmente, por isso, a importância de cuidados preventivos.

A dentista Fernanda Marur, coordenadora técnica da Oral Sin, ao orientar que a prevenção é sempre o melhor tratamento, observa que é possível manter uma alimentação doce, desde que consideradas cinco dicas que proporcionam tranquilidade e sorrisos saudáveis.

1.   Tipos – O açúcar nos doces industrializados é praticamente o mesmo em todos, mas o alerta maior vai para os pegajosos, como balas, chicletes e pirulitos, que tendem a ficar mais aderidos à superfície dentária, dificultando sua remoção e aumentando o risco de cáries. Prefira os menos propensos a grudar nos dentes.

2.   Hidrate-se – Beba bastante água após a ingestão de doces. Além da hidratação, auxilia na remoção dos resíduos de açúcar. A ingestão de água minimiza os danos causados pelo açúcar, especialmente quando a escovação imediata não é possível.

3.   Higienização – A escovação deve ser sempre após as refeições e, em especial, depois do consumo de doces. Os dentes das crianças são mais frágeis e sua anatomia favorece a retenção de resíduos. O ideal é que os pais supervisionem ou ajudem, principalmente antes de dormir. Durante o sono, a produção de saliva diminui, tornando o ambiente bucal mais propenso à desmineralização, ponto de partida para a cárie.

4.   Escovação, fio-dental e enxaguante – Use fio-dental e enxaguante, aliados que complementam a ação da escova, garantia de que os resíduos não fiquem presos e de que as áreas de difícil acesso sejam adequadamente limpas.

5.   Visitas – As consultas ao dentista não precisam ser aumentadas nos meses de maior consumo de doces, mas é fundamental que os pais não relaxem nos cuidados diários. Importante é garantir a correta higienização em casa. Além disso, o profissional pode indicar a aplicação de flúor ou de selantes, que ajudam a prevenir cáries.

Fonte: Ruhama Rocha ruhama@dfreire.com.br (reeditado).

Compartilhe