Pelo menos, 88,1 mil clientes da CPFL Paulista já recebem a Tarifa Social, que garante descontos de até 65% a consumidores de baixa renda, nas cidades atendidas na região de Ribeirão Preto, inclusive em Bebedouro. Outras 72,5 mil famílias são elegíveis ao benefício, segundo estimativa da concessionária. A adesão ao programa é automática e feita pela própria CPFL, mas dados divergentes e desatualizados no CadÚnico podem inviabilizar a qualificação e o recebimento do benefício.
O diretor comercial das distribuidoras CPFL Energia, Gustavo Uemura, explica que a inclusão é feita pelo cruzamento dos registros dos clientes no sistema da empresa com os do CadÚnico, que concentra os beneficiários dos programas sociais federais. Assim, para que a identificação dos elegíveis ao desconto seja possível, as informações precisam ser idênticas em ambos os bancos de dados. “Pode acontecer de o nome não estar escrito da mesma forma nas duas plataformas, ou o consumidor ter um endereço no cadastro do governo e outro no da CPFL. Essas são algumas das divergências que impedem a inserção imediata do cliente na Tarifa Social”, comenta.
Por meio de campanha nas redes sociais, nos canais de atendimento e via e-mail, a CPFL divulga os critérios da Tarifa Social e o que é necessário para ser cadastrado de forma automática e passar a receber o benefício.
O número de cadastrados da Tarifa Social em cidades atendidas pela CPFL na região de Ribeirão Preto (dados de junho de 2.024)
Ribeirão Preto (13.045 cadastrados).
Franca (12.662).
Sertãozinho (5.327).
Barretos (3.404).
Jaboticabal (3.724).
Bebedouro (2.995).
Olímpia (2.753).
Batatais (2.254).
Barrinha (2.397).
Serrana (1.974).
Jardinópolis (1.877).
Pontal (1.472).
Miguelópolis (1.380).
Cravinhos (1.457).
Ituverava (1.596).
Pitangueiras (1.449).
Guaíra (1.469).
Morro Agudo (1.648).
São Joaquim da Barra (1.520).
Guariba (1.491).
Cajuru (1.068).
Monte Alto (1.113).
Igarapava (1.086).
Altinópolis (1.023).
Brodowski (974).
Pedregulho (820).
Serra Azul (720).
Orlândia (963).
Santa Rosa de Viterbo (958).
Pradópolis (699).
Ipuã (920).
Patrocínio Paulista (686).
Severínia (640).
Monte Azul Paulista (584).
Luís Antônio (686).
Guaraci (612).
São Simão (536).
Viradouro (567).
Colina (509).
Colômbia (355).
Itirapuã (469).
Cajobi (514).
Guatapará (431).
Santo Antônio da Alegria (473).
Dumont (352).
Restinga (346).
Ribeirão Corrente (312).
Taiaçu (359).
Jaborandi (301).
Buritizal (343).
Cristais Paulista (326).
Vista Alegre do Alto (268).
Sales Oliveira (306).
Aramina (236).
Nuporanga (239).
Jeriquara (254).
Pirangi (208).
Terra Roxa (240).
Rifaina (145).
Taiuva (208).
Cássia dos Coqueiros (102).
Santa Cruz da Esperança (81).
Taquaral (87).
Embaúba (87).
Quem tem direito
São elegíveis ao benefício, famílias inscritas no CadÚnico que atendam aos seguintes critérios:
– Renda familiar mensal per capita menor ou igual a meio salário-mínimo nacional;
– Família que tenha entre seus integrantes portador de doença ou deficiência (física, motora, auditiva, visual, intelectual e múltipla) e necessite fazer tratamento, procedimento médico ou terapêutico com uso continuado de aparelhos, equipamentos ou instrumentos que dependam de energia elétrica;
– Família indígena ou quilombola;
– Idosos com 65 anos ou mais ou pessoas com deficiência que recebam o Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social (BPC), nos termos dos artigos 20 e 21 da lei nº 8.742, de 7 de dezembro de 1.993.
Descontos
Os descontos da Tarifa Social de Energia Elétrica variam de 10% a 65%, de acordo com a faixa de consumo:
Consumo mensal de energia desconto de 0 a 30 kWh (65%), de 31 kWh a 100 kWh ( 40%), de 101 kWh a 220 kWh (10%), a partir de 221 kWh (sem benefício).
Para famílias indígenas e quilombolas que cumpram os requisitos, a faixa inicial de consumo é maior e o desconto pode chegar a 100%.
Consumo mensal de energia, de 0 a 50 kWh (desconto de 100%), de 51 kWh a 100 kWh (40%), de 101 kWh a 220 kWh (10%), a partir de 221 kWh (sem benefício).
Orientação
Para se cadastrar no CadÚnico, ou para atualizar dados cadastrais, basta procurar o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) mais próximo.
Uma vez inscrito no CadÚnico e caso atenda aos critérios, a CPFL faz a adesão automática do cliente na Tarifa Social e ele passa a receber as contas com o desconto. Mas vale reforçar: é fundamental que as informações do CadÚnico sejam idênticas às da base de dados da companhia. Isso inclui nome completo (sem erros ou abreviações) e números de documentos como CPF, RG e NIS, além do endereço.
Portanto, se o cliente está inscrito no CadÚnico ou recebe o Benefício de Prestação Continuada (BCP) e ainda não usufrui do benefício da Tarifa Social, o primeiro passo é conferir se os seus dados no sistema do governo são os mesmos informados na conta de energia. Caso contrário, ele deve atualizar ou alterar as informações em um ou ambos os sistemas, conforme a situação.
No caso de dúvidas sobre a Tarifa Social, os clientes podem entrar em contato com a CPFL Paulista pelo telefone 0800 010 1010, ou consultar o App CPFL Energia e site, que traz várias informações disponíveis sobre o benefício: https://www.cpfl.com.br/tarifa-social-de-energia-eletrica. Na plataforma, basta o cliente acessar o caminho a seguir: Mais serviços > Meu Cadastro > Cadastro de Baixa Renda, e selecionar qual programa do governo está cadastrado.
Sobre a empresa
A CPFL Energia está há 111 anos no setor elétrico e atua nos segmentos de distribuição, geração, transmissão, comercialização e serviços. É a maior distribuidora em volume de energia vendida, com mais de 13% de participação no mercado nacional, atendendo cerca de 10,4 milhões de clientes em 687 municípios nos estados de São Paulo, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Paraná.
Com 4.411 MW de capacidade instalada, está entre as maiores geradoras privadas do país, com atuação em fontes hidrelétrica, solar, eólica e biomassa.
Atua de forma relevante também no segmento de transmissão, atendendo 87 subestações, que somam potência instalada de 14,9 mil MVA e mais de 6 mil quilômetros de linhas.
O grupo CPFL conta ainda com uma operação nacional por meio da CPFL Soluções, fornecendo soluções integradas em gestão e comercialização de energia, eficiência energética, geração distribuída, infraestrutura energética, serviços de consultoria para descarbonização e certificações de energia renovável (I-REC).
A CPFL Energia possui ações listadas no Novo Mercado da B3. O Grupo também ocupa posição de destaque em investimento social privado, com projetos de cultura, esporte e educação, por meio do Instituto CPFL.
Desde 2.017, o Grupo faz parte da State Grid, terceira maior organização empresarial do mundo e a maior empresa de energia elétrica, atendendo 88% do território chinês.
Em 2.024, as diplomacias do Brasil e da China celebram os 50 anos de relações oficiais entre os países. O marco é comemorado oficialmente em 15 de agosto. Desde então, essas duas nações têm construído uma parceria sólida e diversificada, expandindo a cooperação em áreas, como energia, ciência, tecnologia limpa e inovação.
Fonte: Imprensa CPFL imprensa.cpfl@agenciafr.com.br(reeditado).