Brasil pode ter a semana mais chuvosa em seis meses

A previsão é de que o Brasil tenha a semana mais chuvosa dos últimos seis meses. O aumento das precipitações em grande parte do território nacional marca a mudança da temporada de seca, acentuada nas últimas semanas de inverno, para o início de dias mais úmidos e chuvosos, comuns na época da primavera.

Conforme a MetSul, esse período de precipitações poderá se estender por 10 dias e cobrir a maior parte do País, com exceção de regiões do Nordeste. A previsão indica que os maiores acumulados se concentrarão nos Estados de Santa Catarina e do Paraná, que podem registrar volume superior a 100 mm.

A MetSul alerta para cidades de Minas Gerais, de Goiás e do Distrito Federal que, por conta da ausência de chuvas, poderão sofrer com nuvens de poeira levantadas por rajadas de vento – o que pode comprometer a visibilidade.

Conforme o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE), da Prefeitura de São Paulo, a mudança de temperatura na capital deve ocorrer nesta quarta-feira (9/10).

A propagação de uma frente fria ao largo do litoral paulista muda o tempo na região metropolitana, diz o CGE. “O dia terá céu nublado, poucas aberturas de sol e potencial para chuva em forma de pancadas rápidas com até moderada intensidade entre o fim da tarde e a noite”, acrescenta. A previsão para esta quarta-feira (9/10) para São Paulo é de 25°C a máxima e 17°C a mínima.

Fonte: Caio Possati/terra.com.br

Compartilhe