Como conservar sobras de frutas e vegetais para não estragarem

(Foto ilustrativa: Pixabay free download)

Sabe quando você vai fazer uma receita que só usa parte de um legume ou de fruta e aí não faz ideia do que fazer com o resto? Afinal, só colocar as sobras na geladeira, muitas vezes, é inútil, já que estragam rapidamente e é difícil conseguir usá-las antes disso.

Por conta dessas situações, é essencial saber como conservar melhor as sobras. Assim, você reduz o desperdício, economiza dinheiro e ainda mantém o valor nutricional desses alimentos.

Jussara Pessôa, nutricionista e coordenadora do Curso de Nutrição da Uninassau Boa Viagem, dá dicas de como lidar com esses alimentos depois que já estão em pedaços:

Se você guardar as frutas somente na geladeira, elas ficarão expostas à oxidação e ao crescimento de bactérias. Para preservá-las por mais tempo, uma opção é armazenar essas partes em recipientes herméticos, que criam uma barreira que reduz a exposição ao ar e à umidade.

Para manter a frescura dos alimentos e evitar a contaminação cruzada, o armazenamento na geladeira requer alguns cuidados. “Frutas mais sensíveis e de fácil oxidação, como maçãs, peras e melões, devem ser envolvidas em filme plástico ou guardadas em uma vasilha hermética. Isso evita a entrada e a saída de ar para não haver proliferação bacteriana”, explica Jussara. Já para as cítricas, como laranjas e limões, ela recomenda potes fechados ou sacos plásticos devidamente amarrados.

Para os vegetais, a estratégia é outra. “A metade de cebolas, pimentões e tomates deve ser envolvida em filme plástico ou guardada em recipientes herméticos. Para os folhosos, como alface, rúcula e espinafre, você deve enrolar em papel-toalha umedecido. Depois, colocar em sacos plásticos para manter umidade e frescura”, ensina a nutricionista.

Por fim, existem algumas dicas caseiras simples, ideais para conservar frutas e vegetais. Uma delas é, na hora de guardar restos de cenoura em uma vasilha, colocar um pouco de água junto e tampar o recipiente. No caso do abacate, por sua vez, o truque é deixar a semente na parte dele que vai guardar e cobrir com papel-toalha umedecido.

Fonte: Mayra Cardozo/terra.com.br

Compartilhe