O calendário de pagamentos do INSS é dividido em duas semanas. Nos primeiros cinco dias úteis, apenas quem recebe salário igual ao piso é que tem direito ao saque. Na segunda semana, todos os benefícios são contemplados.
O calendário leva em consideração o valor do salário e o número do benefício. Este número pode ser encontrado impresso no cartão da Previdência Social, ou no App Meu INSS.
A cada dia útil um número final de benefício é contemplado, usando como referência o dígito que antecede o hífen em uma sequência de nove números. Por exemplo: 12345678-9, neste caso o número final do segurado é 8.
Pelo menos 40 milhões de pessoas devem receber o seu salário previdenciário, ou social, até o fim do calendário marcado para 7 de outubro.
Em 1º de outubro, o calendário dá início a um novo cronograma. Quem tem rendimento acima do salário mínimo finalmente começa a receber o seu benefício na conta.
Além deles, quem recebe o piso e tem número do benefício de final 6 ao 0 também será beneficiado com o dinheiro em conta.
Além de acompanhar o calendário do INSS pelo FDR, outra opção é conferir direto no App Meu INSS. É aconselhável que a consulta seja feita dois dias antes do início do calendário, porque o sistema já estará atualizado com as novas informações.
Acesse o App Meu INSS e faça login, clique em “Menu” e em seguida “Extrato de pagamentos”.
Agora, filtre a busca pelo mês e ano desejado.
Fonte: Lila Cunha/Gabriela Pitão/terra.com.br (reeditado).