Monte Azul volta atrás e contrata técnico ex-Guarani de Campinas

Alemão – Novo comandante do Monte Azul. (Foto: Fábio Júnior/EPTV)

Os bastidores do Monte Azul seguem agitados, tanto que o clube, surpreendentemente, anuncia a contratação de um novo treinador para a sequência da Copa Paulista: Alemão, de 35 anos, ex-atacante do Guarani de Campinas em 2.020.

Decisão inesperada, pois, depois da polêmica demissão de Sílvio Canuto, o auxiliar Gilsinho havia sido efetivado para ficar até o fim da competição. Será o primeiro trabalho de Alemão como treinador de uma equipe profissional.

Revelado pelas categorias de base do Santos, Alemão passou também pelos juniores de times da Itália como Udinese e Vicenza Calcio. De volta ao Brasil, jogou por Ponte Preta, Portuguesa, Botafogo de Ribeirão, Paraná, Ituano, entre outros, além de defender o Cruz Azul-MEX, Eindhoven-HOL e Busan Ipark-COR.

Em 2,020, vestiu a camisa do Guarani por 13 jogos no Campeonato Paulista, mas não chegou a balançar as redes. Seu último ato como atleta profissional foi no Maringá em 2.023, clube com quem criou forte identificação. Entre Paranaense, Copa do Brasil e Série D, Alemão disputou 22 partidas pelo Dogão e marcou cinco gols.

Antes mesmo de encerrar a carreira como atleta, José Carlos Tofolo Júnior, o Alemão, concluiu o Curso da CBF Academy e recebeu a Licença B para poder atuar como treinador. Um ano depois de deixar os gramados, é anunciado oficialmente como técnico do time principal do Monte Azul em momento crucial da Copa Paulista. O técnico estreou na partida decisiva contra o Comercial de Ribeirão, pelas quartas-de-final, com vitória do Azulão, por 1 a 0, sábado (14/9).

Volta atrás

Nos últimos dias, o Monte Azul foi protagonista de notícias que agitaram o futebol do interior de São Paulo. Depois de levar o time à melhor campanha da fase de grupos e classificar o Azulão às quartas-de-final, o técnico Silvio Canuto foi demitido. A decisão gerou revolta na torcida, que cobrou explicações da SAF, que tem nomes como Neymar Pai, Émerson Sheik e João Celso de Morais no comando.

Segundo Silvinho, atritos com a diretoria e divergências sobre o modelo de jogo foram fatores que culminaram na decisão. Porém, na semana passada, o clube confirmou com exclusividade ao Futebol Interior que o auxiliar-técnico Gilsinho seria efetivado até o fim da competição, o que acabou não acontecendo.

Porém, a diretoria voltou atrás, e, aposta agora em Alemão para levar o Monte Azul ao sonhado título da Copa Paulista em 2.024 e a um calendário nacional em 2.025.

Agenda

Neste sábado (21/9), às 15h, o Monte Azul viaja a Araras para o confronto contra o União São João na abertura da semifinal do torneio. A decisão acontecerá no dia 28 de setembro (um sábado), às 15h, na Arena PixBet, casa do Azulão.

Fonte: Agência Futebol Interior.

Compartilhe