Quando se trata de manter uma alimentação equilibrada, consumir as frutas da estação é, sem dúvida, uma escolha inteligente. Embora o preço reduzido seja um atrativo, os benefícios de incluir os tipos sazonais na dieta impactam diretamente o meio-ambiente e a saúde.
Comprar frutas sazonais demonstra “apoio a agricultores e produtores regionais, mantendo ativa a produção local e preservação de variedades tradicionais de frutas”, diz Silvana Alencar, nutricionista e professora do Curso de Nutrição da Faculdade Pitágoras.
Frutas da época são mais frescas e, portanto, possuem um valor nutricional superior. Opções como morangos e framboesas, quando consumidas na temporada, oferecem uma concentração maior de vitamina C, essencial para o sistema imunológico, além de compostos antioxidantes que ajudam na prevenção de doenças crônicas.
“Frutas da época frequentemente são menos processadas e têm menos aditivos, já que não precisam ser transportadas por longas distâncias ou armazenadas por períodos prolongados. Isso significa que você está consumindo alimentos em seu estado mais natural e nutritivo”, destaca Silvana Alencar.
A seguir, Silvana Alencar elenca algumas dicas para você escolher as melhores frutas na hora das compras. Confira!
1. Informe-se sobre as estações
Conheça as frutas que estão na estação em sua região. Muitos mercados locais e feiras oferecem informações sobre a sazonalidade dos produtos.
2. Visite feiras e mercados locais
Além de garantir frescor, você terá a oportunidade de conhecer produtores locais e experimentar variedades que talvez não estejam disponíveis em grandes redes de supermercados. Olhe ao redor e observe os preços, antes de sair comprando o que parece mais comum a seu paladar.
3. Explore receitas da temporada
Aproveite a variedade de frutas da época para diversificar o cardápio, mantendo o prato rico em nutrientes. Cozinhar com ingredientes frescos e sazonais pode transformar suas refeições e oferecer novos sabores à sua dieta, explorando, inclusive, o paladar do público infantil.
Fonte: Camila Souza Crepaldi/EdiCase/terra.com.br