Com história de mais de cinco mil anos, a acupuntura envolve a inserção de finas agulhas em pontos específicos do corpo para estimular nervos periféricos. Envia sinais ao sistema nervoso central, promove a liberação de neurotransmissores e de hormônios, como endorfinas, que ajudam a diminuir a sensação de dor. Esta técnica ancestral chinesa pode ser aplicada para diversas necessidades terapêuticas, inclusive a melhoria do desempenho esportivo.
1. Redução de dores
A acupuntura e a eletroacupuntura são eficazes no alívio da dor, seja aguda ou crônica. Para atletas que enfrentam dores musculares e lesões, se mostra extremamente importante.
2. Aceleração na recuperação
A acupuntura e o laser acupuntura podem acelerar a recuperação após lesões esportivas, pois melhoram a circulação sanguínea e reduzem a inflamação.
3. Prevenção de lesões
A acupuntura melhora a qualidade da força muscular, as condições cardiorrespiratórias e a flexibilidade, além do bem-estar mental e físico dos atletas. A estimulação de pontos auxilia na performance esportiva, na plasticidade muscular, com prevenção de lesões, ou seja, ajuda na redução da dor e na melhora do rendimento.
4. Flexibilidade e mobilidade
Ao aliviar a tensão muscular e liberar pontos de tensão, a acupuntura ajuda a melhorar a flexibilidade e a amplitude do movimento, o que é benéfico para o desempenho.
5. Melhora no desempenho
A prática de acupuntura pode ajudar a equilibrar o fluxo de energia no corpo, o que resulta em aumento e resistência, essenciais para a prática esportiva.
6. Redução de estresse e ansiedade
A acupuntura ajuda a reduzir o estresse e a ansiedade, proporcionando um estado mental mais calmo e focado, o que pode melhorar o desempenho durante competições.
7. Regulação do sono
A acupuntura é realizada em pontos específicos do corpo para estimular o fluxo de energia e equilibrar o sistema nervoso, diminuindo os níveis de cortisol, o hormônio do estresse. Ela também promove um estado de relaxamento, o que facilita o início e a manutenção do sono.
Indicações
Segundo a enfermeira acupunturista Patrícia Lucas, essa prática terapêutica é indicada para todas as modalidades em diferentes fases do esportista, desde a amadora até os profissionais. “Mesmo sem contraindicações, é importante ressaltar que, caso o atleta tenha sofrido cirurgia exposta que esteja em cicatrização, a acupuntura não é realizada no local”, explica a profissional, pós-graduada em Práticas Integrativas e Complementares e em Medicina Tradicional Chinesa.
A quantidade e a frequência das sessões, conforme Patrícia Lucas, vão depender das necessidades específicas de cada pessoa. “Se for para tratar alguma lesão ou prevenir a dor, é indicado realizar a acupuntura antes do exercício físico duas vezes na semana. Caso o atleta já esteja competindo, a acupuntura pode ter periodicidade diária e ser realizada após a prática esportiva. Isso vai deixar a musculatura mais relaxada e prepará-la para as próximas atividades físicas”, explica.
Apesar do alívio dos sintomas mencionados, é importante frisar que a técnica é um tratamento alternativo. Ou seja, em alguns casos, é imprescindível o acompanhamento com medicina ocidental.
Fonte: Ana Cláudia Dantas/Redação EdiCase.