Quer ir bem na entrevista de emprego? Confira como se destacar

Prepare-se! - Entrevista de emprego: dicas para se destacar entre os principais candidatos. (Imagem: Pixabay free download)

Ao passar por recrutamento e conseguir a entrevista para o emprego dos sonhos, você precisa causar uma impressão duradoura e se destacar como um dos principais candidatos à vaga.

Vinte membros do Conselho de Recursos Humanos da Forbes oferecem dicas para se dar bem. De mostrar seu potencial único a dominar a arte da narrativa, estratégias vão colocá-lo na lista de contratação.

1. O que tem a oferecer

Entenda quem você é como candidato e o que tem a oferecer. Conhecer seu potencial, especialmente em relação a habilidades e a aspirações que podem não ser imediatamente evidentes no currículo, é captar a atenção dos recrutadores e dos gerentes de contratação.

2. Entendimento dos planos da empresa

Vá além do site da empresa e das notícias recentes. Revise os planos estratégicos de longo prazo, os relatórios anuais e as previsões do setor para entender onde ela pretende estar em cinco a dez anos. Inicie discussões sobre a visão da companhia e como você pode contribuir. Faça perguntas demonstrando seu conhecimento da direção estratégica da empresa e expresse interesse genuíno em fazer parte dessa jornada.

3. Habilidades e experiências

Pesquise minuciosamente a empresa e o cargo. Ao mostrar exemplos específicos de suas habilidades e experiências que se alinham com os requisitos do trabalho, os profissionais demonstram seu interesse genuíno e adequação para a posição. Isso os diferencia e também aumenta as chances de serem selecionados.

4. Entusiasmo e paixão

Os candidatos que procuram se destacar devem demonstrar entusiasmo e paixão pelo cargo, setor e empresa específica. Ver essa energia e empolgação pode ser decisivo para muitos gerentes de contratação que procuram funcionários que se integrem ao negócio e alinhem-se aos seus valores. Faça pesquisa e esteja preparado para responder a perguntas sobre por que você se candidatou.

5. Método Star para contar sua história

Aplique o método Star (situação, tarefa, ação, resultado). Isso organiza e enfatiza as realizações profissionais de maneira significativa. Depois de compilar suas histórias, compartilhe as que mais se alinham com o cargo para o qual se candidata.

6. Interesse durante o processo

Mostre interesse, com engajamento, entusiasmo e preparação avançada para o cargo e a empresa. É importante dedicar tempo com o gerente de contratação para expressar seu interesse e a empolgação pela oportunidade e transmitir como é possível usar as experiências para contribuir para o sucesso da empresa e da equipe.

7. Impactar a empresa

Ser capaz de demonstrar como você pode desempenhar o cargo para ter um impacto positivo nos objetivos estratégicos mais amplos da companhia será uma grande vantagem. Por exemplo, como você poderia executar esse cargo de forma eficaz para impactar as aspirações de sustentabilidade da empresa? Como poderia incorporar o ethos de equidade, diversidade e inclusão nos seus resultados?

8. Habilidades interpessoais

Além de ferramentas técnicas, são cruciais habilidades, como comunicação, trabalho em equipe e adaptabilidade. Segundo relatório do LinkedIn, 92% dos gerentes de contratação concordam que candidatos com fortes habilidades interpessoais são cada vez mais importantes no mercado de trabalho atual.

9. Pesquise a empresa e articule sua proposta de valor

Os candidatos potenciais podem se destacar ao pesquisar minuciosamente a empresa e adaptar suas respostas para se alinhar aos valores, planos estratégicos, metas e desafios da organização. Eles devem articular sua proposta de valor única, com destaque para habilidades, experiências e realizações relevantes que se relacionem diretamente com a descrição do trabalho e a missão da empresa.

10. Adapte currículo e apresentação

Adapte tanto o currículo quanto a carta de apresentação ao cargo. É preciso ler as habilidades principais listadas no anúncio de emprego e destacar as experiências que sustentam sua capacidade de desempenhar a função. Um currículo adaptado também pode causar uma impressão muito positiva no recrutador, sinalizando seu interesse pelo cargo.

11. Relacione suas habilidades ao cargo

Os candidatos precisam ler os anúncios de emprego para ver como suas habilidades e seus conhecimentos se relacionam com as necessidades da empresa. Dessa forma, isso pode ser destacado nos currículos e nas cartas de apresentação (se aplicável) e pode ser prontamente discutido durante as entrevistas. Encontrar as palavras-chave certas para o currículo é importante devido à IA e aos programas que revisam currículos.

12. Prepare perguntas reflexivas

Destacar-se em uma entrevista muitas vezes significa mostrar habilidades interpessoais, como resiliência, resolução de problemas, mentalidade de crescimento e comunicação, por meio de exemplos reais de realizações passadas que se alinham com os objetivos da empresa. Os candidatos também podem causar uma forte impressão, daí preparar perguntas reflexivas que demonstrem seu conhecimento sobre a cultura da empresa e os desenvolvimentos recentes.

13. Redes sociais atualizadas

Certifique-se de que seu LinkedIn e outros perfis profissionais nas redes sociais estão atualizados e refletem sua persona profissional. Inclua publicações, projetos e outras realizações profissionais que possam verificar suas capacidades e adequação.

14. Iniciativas ao longo do processo

Os candidatos podem se destacar demonstrando habilidades interpessoais únicas, projetos pessoais relevantes e um forte entendimento dos desafios da empresa e das tendências do setor. Enviar candidaturas personalizadas para cada cargo e mostrar iniciativa ao longo do processo de contratação são estratégias-chave para ser selecionado.

15. Você mesmo

Seja você mesmo. Ninguém pode fazer isso tão bem quanto você. E quanto mais fizer isso, mais se destacará. Muitos farão pesquisa e perguntas reflexivas, mas só você pode ser você – isso tem que ser seu segredo para o sucesso!

16. Aproveite o recrutador para obter insights

Se apoie nos recrutadores para serem os recursos que eles são. Faça boas perguntas desde o início para ver o que os gerentes de contratação estão procurando e maneiras de mostrar suas habilidades para ser um candidato mais atraente. Esclareça qualquer tarefa a ser realizada em casa. Aproveite essa conexão com o recrutador como uma grande visão do processo de contratação.

17. Exemplos reais em vez de hipotéticos

Crie exemplos personalizados para o cargo e a organização. Os candidatos podem se destacar fazendo a lição de casa; no entanto, essa lição de casa deve se traduzir em garantir que as respostas e os exemplos sejam os mais personalizados possíveis para a organização contratante. É muito mais envolvente e útil ter conversas sobre exemplos reais, em vez de operar estritamente no âmbito dos hipotéticos.

18. Paixão genuína

Pesquise a empresa e mostre uma paixão genuína por sua missão. Pratique perguntas comuns de entrevista para o cargo. Use o método STAR para destacar habilidades e experiências relevantes. Faça perguntas que demonstrem seu interesse. Siga com uma nota de agradecimento personalizada reiterando interesse e qualificações-chave.

19. Impactos em funções anteriores

No mercado de trabalho, os candidatos podem se destacar demonstrando impactos tangíveis que tiveram em funções anteriores, adaptados especificamente aos desafios e às oportunidades da empresa contratante. Narrativas eficazes em entrevistas, que mostram habilidades de resolução de problemas e se alinham aos valores da empresa, ressoam com os gerentes de contratação.

20. Posicione-se como ativo

Torne-se um estrategista de entrevistas. Fale a língua deles, pesquise a empresa e seus concorrentes. Use as palavras-chave da companhia para mostrar que entende seus objetivos. Quantifique seu impacto; não apenas liste habilidades. Use números e exemplos para mostrar resultados (por exemplo, aumentou as vendas em 20%). Seja uma arma estratégica, explique como sua marca pessoal supera a concorrência. Isso o posiciona como ativo, não apenas um candidato.

*Conselho de Recursos Humanos da Forbes

Fonte: Forbes US* (reeditado).

Compartilhe