Refrigerante zero açúcar é mais saudável?

Refrigerante zero açúcar é mais saudável do que as versões açucaradas? A Boa Forma, em contato com profissionais da área de saúde, descobre se isso realmente é verdade.

Apesar de opção interessante para quem busca monitorar a ingestão de açúcar ou até mesmo perder peso, o refrigerante zero açúcar contém outros componentes que não fazem bem à saúde, entre eles, corantes, conservantes, ácido cítrico, aromatizantes, adoçantes artificiais e o ácido fosfórico, diz Thaís Barca, nutricionista esportiva e funcional da Clínica CliNutri.

Riscos

Estudos apontam os malefícios dos adoçantes artificiais à saúde a longo prazo. “Pesquisas mostram os efeitos nocivos dos adoçantes artificiais, especialmente quando consumidos em excesso. Eles podem favorecer doenças crônicas, alterações no metabolismo, desequilíbrio da microbiota intestinal e problemas digestivos”, diz Barca.

Sacarina, ciclamato de sódio, sucralose, acessulfame de potássio e aspartame estão entre os adoçantes artificiais que podem ser encontrados nos refrigerantes zero açúcar. O ácido fosfórico, por sua vez, pode prejudicar a saúde óssea e contribuir para o desenvolvimento de condições como osteoporose e cáries.

Além disso, “a acidez dessas bebidas é outro fator que pode afetar a saúde bucal e o trato gastrointestinal”, completa Maria Clara Pinheiro, nutricionista.

Thaís ainda lembra que alguns refrigerantes também possuem cafeína, substância que, quando ingerida sem moderação, pode causar insônia, irritabilidade e arritmia cardíaca.

Exagerar no refrigerante sem açúcar pode contribuir para o ganho de peso, por “interferir no metabolismo e na regulação do apetite, para um maior risco de diabetes tipo 2 e síndrome metabólica, para condições cardiovasculares, inclusive hipertensão arterial e AVC, e para complicações na saúde digestiva e imunológica”, resume Marcella Garcez, nutróloga.

Não é recomendado o consumo regular de refrigerantes, seja com ou sem açúcar, “devido aos potenciais riscos à saúde”, orienta Amanda Guerra, nutricionista. “Bebida verdadeiramente saudável é a que não contém aditivos químicos, corantes artificiais, açúcares adicionados ou adoçantes artificiais”, completa.

Mito

A nutricionista Maria Clara Pinheiro revela que, por mais que os refrigerantes sem açúcar apresentem zero calorias, o consumo pode sim contribuir indiretamente para o ganho de peso. “Essas bebidas podem estimular o desejo por alimentos mais calóricos e colaborar para o desequilíbrio do metabolismo. Além disso, estudos sugerem que adoçantes artificiais podem interferir na regulação do apetite e na microbiota intestinal, o que pode impactar o peso corporal a longo prazo”, esclarece.

Opções

Os refrigerantes, com ou sem açúcar, não são capazes de promover a hidratação do organismo. A melhor forma de fazer isso é tomar água regularmente ao longo do dia.

Substitutos

Água com gás

Chás sem açúcar

Smoothies naturais

Água de coco

Kombucha

Água aromatizada com frutas ou ervas

Sucos naturais

Refrescos de frutas

A sugestão é “não adoçar nem coar os sucos naturais, para manter as fibras da fruta e garantir ainda mais benefícios à saúde”, aconselha Thaís Barca.

Foto: Pixabay free download

Fonte: Juliany Rodrigues/terra.com.br (reeditado).

Compartilhe