Obap (Olimpíada Brasileira de Agropecuária, nos dias 20 e 21 de junho, realiza a fase presencial da 13ª edição. Será em Barretos, com os 208 estudantes classificados na fase virtual, aplicada em abril, para 6.014 competidores de instituições de todos os estados do país.
No total, são 52 equipes competem na fase presencial: 42 com estudantes do ensino técnico integrado ou concomitante ao Ensino Médio, na modalidade Técnico Integrado/Concomitante, e, 10, com alunos de cursos subsequentes, na modalidade Técnico Subsequente – alunos que já têm o Ensino Médio.
Todos os competidores estão matriculados em cursos ligados à agropecuária e áreas afins, das redes federal, estadual e municipal e da rede privada de ensino de 18 estados brasileiros. Minas Gerais (12), Ceará e São Paulo (5 equipes cada um) são as unidades da federação com o maior número de equipes.
Os obapianos terão um dia de prova (20/6). Serão desafiados a resolver, individualmente e em equipe, atividades teóricas e práticas, como regulagem e uso de maquinário e equipamentos agrícolas, simulação de técnicas de inseminação artificial e produção de insumos para o campo. Todas as provas acontecem no campus de Barretos do Instituto Federal de São Paulo (IFSP).
Data | Horário | Integrado | Subsequente |
Quinta-feira (20/06) | 08h30 – 09h30 | prova teórica individual | prova teórica individual |
10h – 19h | provas práticas de: 1 – Regulagem de Semente Adubadora – Temática: Máquinas e Implementos Agrícolas 2 – Inseminação artificial de bovinos – Temática: Bovinocultura (corte e leite) 3 – Levantamento Topográfico Planialtimétrico Temática: Agrimensura e Topografia | provas práticas de: 1 – Preparo de Calda Bordalesa Temática: Agroecologia e Sustentabilidade 2 – Pós-colheita Temática: Produção e Processamento de Alimentos 3 – Amostragem para análise do solo Temática: Conservação do Solo, Solos e Nutrição de Plantas |
No dia 21, visita ao Parque do Peão (museu e pontos turísticos anexados).
A cerimônia de encerramento e de premiação da Obap ocorrerá às 18h30 de 21 de junho, no IFSP – Campus Barretos. Na ocasião, serão conhecidos os campeões da olimpíada.
Na modalidade Técnico Integrado/Concomitante, receberão medalhas as 15 melhores equipes (5 de ouro, 5 de prata e 5 de bronze). As cinco equipes com a melhor classificação receberão troféus.
Já na modalidade Técnico Subsequente, ganharão medalhas as 5 melhores equipes (três de bronze, uma de prata e uma de ouro). A equipe com melhor classificação receberá troféu.
Além disso, haverá a premiação individual, destinada aos cinco competidores que obtiverem as melhores notas nas provas teóricas. Todas as equipes receberão certificado de participação.
A olimpíada é realizada pelo Instituto Federal do Sul de Minas desde 2.011. A competição científica nacional é voltada para estudantes do Curso Técnico em Agropecuária e demais do Eixo Tecnológico Recursos Naturais.
O principal objetivo da Obap é aprimorar o ensino público de nível técnico ligado à agropecuária e, assim, injetar no campo profissionais competentes que encontrem soluções sustentáveis e visionárias para os desafios contemporâneos que envolvam a sociedade e a natureza.
A olimpíada também visa incentivar os jovens do ensino técnico a ingressarem em carreiras docente e técnico-científicas ligadas às ciências do campo.
Outras informações podem ser obtidas pelo e-mail obap@ifsuldeminas.edu.br
Fonte: Kelly Albuquerque/DiCom/Instituto Federal de S.P.
Foto: Ilustrativa