Fundecitrus reforça compromisso com a ciência e a sustentabilidade

Fundecitrus estará na 49ª Expocitros/45ª Semana da Citricultura em Cordeirópolis (SP). O evento, considerado o maior do setor na América Latina, representa boas oportunidades, ao apresentar novos resultados de pesquisas e inovações tecnológicas e por discutir pautas relevantes do setor.

Neste ano, o Fundecitrus reforça, em seu estande, o compromisso com a ciência, a sustentabilidade e a inovação na citricultura. Além de estar engajado em ações que buscam manter e incrementar a riqueza econômica, social e ambiental gerada e compartilhada pelo cultivo de citros, a instituição atua na transferência de conhecimento e na capacitação de citricultores e profissionais do setor para a adoção das melhores práticas agrícolas.

“A citricultura é uma atividade historicamente direcionada pela inovação e a tecnologia. Hoje, os estímulos às boas práticas agrícolas, o manejo sustentável e a manutenção da cadeia produtiva de citros, com a preservação dos recursos naturais, são práticas essenciais e indispensáveis”, afirma Antonio Juliano Ayres, gerente-geral do Fundecitrus.

Programação

Quinta-feira (6/6), às 14h, Marcelo Pedreira de Miranda, do Fundecitrus, discorre sobre “A Evolução no Controle do Psilídeo em 20 Anos”.

Às 16h, Fernando Semmelroth de Assunção e Amaral, da Esalq/USP, aborda o tema “Atualizações sobre a Resistência do Psilídeo a Inseticidas no Cinturão Citrícola”.

Às 16h40, será a vez de Franklin Behlau, do Fundecitrus,  falar a respeito de “Reguladores Vegetais para Redução da Queda Prematura de Frutos em Laranjeiras Afetadas por HLB”.

Sexta-feira (7/6), às 8h30, Ivaldo Sala fala a respeito de “Fatores Determinantes na Evolução do HLB nas Diferentes Regiões e Ações do Fundecitrus para o Enfrentamento da Doença”

A participação da instituição trará contribuições importantes sobre o manejo adequado das principais pragas e doenças dos citros, em especial o greening

Referência

Com a capacidade de gerar mais de 200 mil empregos diretos e indiretos, a citricultura paulista é protagonista no desenvolvimento dos municípios que compõem o parque citrícola, além de ser uma das mais avançadas do mundo em produtividade, qualidade de fruta e suco de laranja.

O cinturão citrícola conta com áreas protegidas que contribuem para a manutenção da fauna e da flora e a preservação de recursos hídricos, sendo um hectare de floresta nativa preservada para cada 2,8 hectares cultivados com citros. Além dessa contribuição ambiental, os pomares de laranja e as áreas destinadas à preservação da vegetação nativa das propriedades rurais auxiliam na mitigação das mudanças climáticas, por estocarem aproximadamente 36 milhões de toneladas de carbono, segundo dados do recente trabalho realizado pelo Fundecitrus e a Embrapa.

Além de incentivar as ações sustentáveis do setor, em ciência, a área de pesquisa do Fundecitrus se mantém atuante na busca de soluções eficazes para o controle das principais pragas e doenças dos citros. Os pesquisadores da instituição trabalham, em parceria com institutos nacionais e internacionais, em geração de tecnologia para aplicação direta no campo, pensando no presente e no futuro do setor. Assim, o Fundecitrus é reconhecido como referência mundial na pesquisa ligada aos citros. “O estudo desmitifica a relação da citricultura e o desmatamento e mostra como fauna e flora caminham juntas”, finaliza Ayres.

Fitossanidade

O greening, o maior desafio da citricultura mundial e que continua causando impactos nas propriedades citrícolas, estará em relevância no estande do Fundecitrus neste ano.

Por meio de diversos materiais técnicos sobre a doença, tecnologias para facilitar o controle do inseto vetor no campo, recomendações de manejo e conversas com pesquisadores e engenheiros-agrônomos da instituição, o público poderá entender melhor sobre a situação da doença em cada região do cinturão citrícola.

A participação do Fundecitrus também trará contribuições sobre a conscientização e o controle adequado das principais pragas e doenças dos citros e palestras ministradas por representantes da instituição.

O Fundo de Defesa da Citricultura (Fundecitrus) é uma instituição de pesquisa e extensão sem fins lucrativos, mantida por citricultores e indústrias de suco de São Paulo, que atua em prol da competitividade da citricultura brasileira e sua manutenção no primeiro lugar mundial na exportação de suco de laranja.

Para saber mais sobre as atividades e os projetos do Fundecitrus, acesse www.fundecitrus.com.br e acompanhe a instituição nas redes sociais.

Fonte: Avenida Consultoria em Comunicação e Treinamentos/Elaine D’Ávilla.

(Foto: Ilustração)

Compartilhe