Quando? – Provas do Enem 2.024 serão aplicadas em dois domingos consecutivos no período vespertino. (Foto: Brasil Escola)
Publicado pelo Inep, no Diário Oficinal da União, o edital do Enem 2.024, com as provas marcadas para os dias 3 e 10 de novembro. Inscrições entre 27 de maio e 7 de junho, com taxa de R$ 85,00.
O Enem é a principal forma de entrada para o ensino superior. Os estudantes participantes podem utilizar as notas dessa prova para concorrer a vagas em universidades públicas e a bolsas de estudo em instituições particulares, como financiar as mensalidades da graduação em uma faculdade privada. Para essas oportunidades, o MEC realiza os processos seletivos: SiSU, ProUni e Fies.
Além disso, tanto instituições de ensino superior públicas quanto privadas realizam os seus próprios vestibulares por meio do desempenho do Enem.
A inscrição ao Enem 2.024 pode ser realizada na página do participante por meio dos dados de acesso da conta gov.br. Ao se inscrever, o estudante deve informar seus dados pessoais e de contato. Caso precise de atendimento especializado e do tratamento pelo nome social, a solicitação deve ser feita durante o prazo das inscrições.
Os candidatos definem a cidade de realização da prova e o idioma que irá responder às questões de língua estrangeira (inglês ou espanhol) também na página de inscrição.
As provas do Enem 2.024 serão compostas de 180 questões objetivas e de uma redação. Como será o exame: 1º dia (domingo, 3 de novembro), redação, linguagens, códigos e suas tecnologias, ciências humanas e suas tecnologias.
2º dia (domingo, 10 de novembro), matemática e suas tecnologias, ciências da natureza e suas tecnologias
As principais datas do Enem 2.024
Inscrições: 27/5 – 7/6.
Resultado dos pedidos de atendimento especializado e tratamento pelo nome social: 27/6.
Provas: 3/11 e 10/11.
Resultado: 13/1.
Por que fazer o Enem 2.024?
Com as notas do Enem 2.024 é possível ingressar em instituições de ensino superior. Algumas delas realizam vestibulares específicos que aceitam o desempenho do exame educacional.
O Ministério da Educação (MEC) conta com três programas de acesso a universidades: Sistema de Seleção Unificada (SiSU): vagas em instituições de ensino públicas; Programa Universidade para Todos (ProUni): bolsas de estudo em universidades particulares, e, Fundo de Financiamento Estudantil (Fies): financiamentos em instituições privadas.
Uma das principais formas de estudo, indicada por professores e especialistas, é resolver provas anteriores do Enem.
Outras dicas são ler artigos de professores de todas as disciplinas. Você também pode conferir reportagens que mostram estudantes dando dicas de estudos para arrasar na prova do Enem. Também é interessante acessar o canal do Brasil Escola no YouTube e conferir as videoaulas de professores de todas as matérias.
Fonte: Brasil Escola/terra.com.br