10 profissões com alta demanda no Brasil

O Brasil dispõe de ampla e diversificada gama de profissões, o que expressa sua riqueza cultural, econômica e social. O cenário abrange, desde as áreas tradicionais de medicina, direito e engenharia até os setores emergentes de tecnologia da informação e de sustentabilidade, com suas variedades. Apesar da diversidade, algumas têm uma demanda muito maior do que outras.

1. Desenvolvedor de software

Profissional responsável por criação, testes e manutenção de programas e sistemas de software. A demanda é alta, devido à transformação digital e à necessidade crescente de soluções tecnológicas.

2. Enfermeiro

Responsável por cuidados com pacientes, administração de medicamentos e suporte em tratamentos. A demanda não para de crescer. Segundo dados do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), em maio deste ano, havia mais de 733 mil enfermeiros cadastrados em conselhos de enfermagem e atuantes em diversos segmentos.

3. Engenheiro civil

Especialista em projetar, construir e manter infraestruturas, como estradas, pontes e edifícios. A alta demanda se dá pelos constantes projetos de infraestrutura e de urbanização no país.

4. Especialista em marketing digital

Planeja e executa estratégias de marketing on-line para promover produtos e serviços. Com diversas empresas em busca de melhorar a presença digital e atingir diferentes públicos, a demanda por colaboradores da área não para de crescer.

5. Técnico em enfermagem

Auxilia enfermeiros e médicos no cuidado diário de pacientes, com procedimentos básicos de saúde. Assim como graduados em enfermagem, a procura por técnicos também continua em alta no Brasil.

6. Analista de dados

Coleta, processa e analisa dados para ajudar na tomada de decisões empresariais. De acordo com estudo encomendado pela empresa de software, TOTVS à H2R Pesquisas Avançadas, as profissões de analista e de cientista de dados serão as mais importantes para o mercado brasileiro até 2.030.

7. Advogado

Especialista em leis que representa clientes em tribunais, fornece consultoria legal e elabora documentos jurídicos. No caso, algumas áreas do direito apresentam uma demanda maior do que outras.

8. Gestor de recursos humanos

Gerencia recrutamento, treinamento, desenvolvimento e bem-estar dos funcionários. À medida que as empresas valorizam a gestão eficiente de talentos e o desenvolvimento organizacional, a demanda aumenta.

9. Médico

Responsável por diagnosticar e tratar doenças, realizar exames e prescrever tratamentos. Apesar do alto número no Brasil, ainda há grande demanda na área, principalmente devido à distribuição desigual de profissionais pelos estados.

10. Especialista em cibersegurança

Profissional que protege sistemas de informação contra-ataques cibernéticos e garante a segurança de dados. Devido ao aumento de ameaças digitais e à importância da proteção de dados, a demanda por tais especialistas é crescente no Brasil e no mundo.

Em alta – A área de análise de dados poderá ser uma das mais importantes no mercado brasileiro até 2.030. (Foto: Pixabay free download)

Fonte: Redação/EdiCase/terra.com.br

Compartilhe