Funções de um vereador e cumprimento do que prometem

(Foto: Sumaia Villela/Agência Brasil)

Se algum candidato a vereador abordar um potencial eleitor com promessas de que vai construir um posto de saúde, asfaltar uma rua ou recuperar uma praça, desconfie. Não é o papel de um parlamentar municipal.

Segundo o TSE, cabe ao vereador discutir e aprovar as leis a serem aplicadas no município, entre elas, a Lei Orçamentária Anual, que define em que deverão ser aplicados os recursos provenientes dos impostos pagos pelos cidadãos.

Existem três áreas para atuação dos vereadores. A primeira é a legislativa, propondo novas leis municipais e mudando as que já existem. Outra função, e uma das principais, é de fiscalizar a atuação do Executivo, monitorando a execução do orçamento da cidade pelos prefeitos e seus secretários.

Os vereadores também trabalham assessorando e participando de conselhos municipais formados pela sociedade civil em diferentes temas.

Vereadores fazem parte do Poder Legislativo do município, ou seja, discutem e votam matérias que envolvem impostos municipais, educação municipal, linhas de ônibus e saneamento, entre outros temas da cidade.

Promessas demais

Um vereador não pode, por exemplo, garantir que aumentará o policiamento em um determinado bairro, pois isso compete ao governo estadual.

Os candidatos também não podem prometer que vão construir uma escola ou implantar o ensino em tempo integral na rede municipal, que vai criar centros comunitários de cultura ou que aumentará o número de vagas em creches.

Qualquer ação de construção de obras e execução de projeto de infraestrutura para o município é função exclusiva do prefeito e resta aos vereadores fiscalizar o andamento dessas obras.

Eleições 2.024

Com exceção de Brasília (DF) e do Arquipélago de Fernando de Noronha (PE), em todos os outros municípios brasileiros haverá eleições neste 6 de outubro (domingo) para votação em prefeitos e vereadores.

Nos municípios com mais de 200 mil eleitores, onde houver necessidade de segundo turno, também terá votação no dia 27 de outubro.

Fonte: terra.com.br

Compartilhe